domingo, 12 de novembro de 2006

Opções (com alho)





Há gostos para tudo. Por vezes vale a pena fazer opções para ter algumas coisas coisas boas: alhos, por exemplo. Para mim são um verdadeiro petisco, mas incompatíveis com beijinhos. Hoje optei por aquilo que na Antiga Grécia se chamava "rosa de mau cheiro". Uma visita ao Mercado do Monte da Caparica, logo pela manhã, deu para visitar a banca da "minha" vendedora (fiquei a saber há uns tempos que é licenciada numa coisa qualquer mas continua a ajudar a mãe ao fim-de-semana)e de lá trouxe duas cabeças de alho, um saco de tomate-cereja caseiro (minúsculo e muito saboroso)e mais uma alface.
Pois o meu petisco é mesmo simples:

1 cabeça de alho (tem de ser bom, comprado há pouco tempo e com dentes uniformes)
azeite q.b.
1 malagueta
1 folha de louro
sal (opcional)


É só descascar a cabeça de alhos e fazer uma pequena incisão na ponta de cada um para que fritem melhor. Colocam-se numa frigideira com azeite, a malagueta, o louro e, se forem como eu, uma pitada de sal. Depois é deixar ferver o azeite muito devagar para que cozinhem bem no interior. Por fim: saborear.