sábado, 18 de novembro de 2006

Alcachofras recheadas



Por falar na Oil & Vinager, a minha última versão de alcachofras recheadas não passa sem um exclusivo desta loja: Wild Garlic Mix. Supostamente é para ser utilizado como dip, mistura-se com azeite ou óleo e come-se com pequenas tostas, gressinos, bolachas... Pois eu acho que esta mistura de flocos de tomate seco, folhas de alho selvagem, mangericão, oregão e cebola dá um toque muito especial a um conjunto de pratos. Por exemplo, um simplicíssimo arroz branco, polvilhado na altura de servir com esta mistura, fica com um aspecto diferente e um travo especial.
Mas vamos a uma entrada feita por diversas vezes, com nuances diversas, mas que parece ter encontrado a sua forma ideal:

Fundos de Alcachofras recheados

1 lata de fundos de alcachofras
maionese
pickles
Wild Garlic Mix
Azeite de Trufa Preta

Retiram-se os fundos de alcachofra da lata, escorrendo bem e retirando o excesso de líquido com papel absorvente. Picam-se os pickles finamente, misturam-se numa taça com a maionese e a Wild Garlic Mix (em substituição desta aconselho ervas finas, alho picado e pimenta rosa, que era a versão original desta receita). Distribui-se uniformemente a pasta pelos fundos de alcachofra e remata-se com um pequena dose de azeite com aroma de trufa (não é insignificante, aquilo é mesmo bom). A finalizar espalha-se uma pequena quantidade da mistura de alho e faz um vistaço na hora de servir. Como a "base" é fora do comum a reacção é muitas vezes "Pensava que era um folhado!".